www.ministeriocreia.com.br

O Ecumenismo a Luz da Bíblia PDF Print E-mail
  
Tuesday, 20 July 2010 15:27

Escola Apostólica de Discípulos

Dia: 04 de outubro de 2009

Tema: O Ecumenismo a Luz da Bíblia

14 Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? 15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? 16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. 17 Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”18 "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (IICo.06:14ª18)

Introdução

Ao contrário do que muitos pensam o ecumenismo atual traz subliminarmente perigos à fé cristã. Pois o propósito ecumênico fugiu ao seu propósito original.

Não é preciso ser teólogo para saber que o ecumenismo que nestes dias surge como bandeira de unificação das religiões no Brasil fere categoricamente princípios bíblicos como:

  • O único caminho para salvação (Jo.14:06 “ Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.)

  • O único meio para remissão dos pecados (IJo.01:07 “7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.)

  • Sendo Jesus o Supremo Mediador, o Único Digno de adoração, Sendo o Evangelho o único meio de anunciação (Cl.01:15ª23 “15 Ele é a imagem do Deus invisível,o primogênito de toda a criação, 16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra,as visíveis e as invisíveis,sejam tronos ou soberanias,poderes ou autoridades;todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

  • 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

  • 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus,estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. 21 Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do maug procedimento de vocês. 22 Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristoh, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, 23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.)

 

Essa pluralidade eleva outras filosofias e religiões ao mesmo

patamar do cristianismo originado em Jesus Cristo.

 

A História

Ecumenismo do grego (oikomenikós) e do latim (eocumenicus) tem seu significado pautado na universalidade, ou universal similar ao significado da palavra católico.

É preciso saber que ainda que tais palavras tenham o mesmo significado seus propósitos são diferentes. A palavra católico do grego (kathólicos), surgiu no vocabulário cristão no ano 450 com objetivo de classificar parte das epístolas bíblicas destinadas a todas as igrejas. Diferente de algumas outras epistolas que são destinadas a igrejas especificas tais como: (ITs.01:01” Paulo, Silvanoa e Timóteo,à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo:A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.\Ef.01:01 “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus,aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso).

O ecumenismo surgiu inicialmente como uma idéia de concretização do ideal apostólico de agregação de todos os que professavam o nome de Jesus Cristo.

Com o passar do tempo a palavra ecumenismo desvirtuou-se tornando assim sinônimo de sincretismo religioso. Que vem a ser a fusão de elementos religiosos em um único culto.

Ou seja, no mesmo espaço adorações a Deus, adoração a demônios, espíritos de mortos e outros. Algo totalmente repulsivo aos ensinamentos Bíblicos (IICo.06:17 “17 Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”).

Em 1846 o ecumenismo apostólico ressurgiu em Londres na Inglaterra com o propósito de reunir a igreja protestante que estava fragmentada por suas bandeiras denominacionais, tal como nos dias atuais.

Se fossemos adotar o ecumenismo em nossos dias ele seria para união das igrejas que admitem e reconhecem o Senhorio absoluto de Jesus Cristo.

Diferenciando assim a proposta pregada pelo ecumenismo atual que vem como bandeira católica sugestionando que todas as religiões se submetam a égide papal.

O ecumenismo atual surge como pratica de tolerância religiosa e da pluralidade das religiões, pregando varias verdades e não apenas uma única verdade soberana e imutável (ITm.01:11 ” 11 Esta sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito”.).

Fazendo assim que a palavra de Deus esteja no mesmo nível das filosofias adotadas por outras religiões.

Com o surgimento do ecumenismo nos quadrantes atuais as praticas missionárias da igreja estariam com seus dias contados.

Pois se a igreja evangélica adotasse o ecumenismo atual como pratica religiosa não haveria porque converter pessoas a Jesus Cristo, bastaria aceita-las nos caminhos em que estão e com isso multidões estariam predestinadas ao inferno.

A Bíblia é clara quando expressa seus critérios totalmente contrários ao ecumenismo atual.

Ainda que esta palavra não apareça explicitamente em nenhum livro da Bíblia Jesus Cristo foi contundente em seu posicionamento contrariando esta pratica da universalidade religiosa.

 

 

 

 

Last Updated ( Tuesday, 20 July 2010 15:34 )
 

Cultos ao vivo

Banner

Igreja

Banner

Convenção Apostólica 2010

Banner

Batismo Dezembro 2010

Banner

I Encontro Consolidadores

Banner

Inclusão nas Igrejas

Banner

Agenda do CREIA

Ultimas alterações

  1. Atitude de fé! (2011-02-21 10:15:11)
  2. As bençãos do Senhor (2011-02-21 10:08:34)
  3. Por favor, Leia! (2011-03-28 19:35:20)
  4. O Deus de milagres e prosperidade (1999-11-29 21:00:00)
  5. Cura de um Tumor! (2010-09-29 14:43:10)